terça-feira, 15 de janeiro de 2013

Reflexos Do Mundo Onde Vivemos

Escrito a 27/10/2010. 
12º Ano, Ficha de Avaliação de Português.

Poderia começar este texto dizendo que todos temos os mesmos direitos e que vivemos num mundo de igualdade. Mas, a realidade não é bem assim, infelizmente.

Em vários lugares do Mundo os direitos existem, mas só em formato de documentos. Documentos esses que são ignorados, tirando assim a dignidade e todo o encanto da raça humana.
Diariamente, milhões de pessoas são exploradas por quem tem o poder, são usadas como meros objectos, onde só o lucro interessa. Obcecado pelo poder e pela riqueza, o ser humano não é capaz de respeitar os seres da sua mesma espécie.
Trabalhadores dão o máximo do seu corpo para ganharem o ordenado mínimo.. ou nem isso. Ou seja, uma mísera fatia que não chega para sustentar a família e pagar as despesas.

Os mais poderosos, apelam à igualdade, para no fundo manterem a diferença que os caracterizam. Se devíamos ser todos iguais? Devíamos sim. Contudo, como não acredito em milagres, creio que esse dia não chegará.

Estamos rotulados, diferenciados numa diversa escala económica, onde no fundo o que precisamos é de um pouco de respeito e um pouco de senso comum. Iludidos, vemos na religião um ponto de fuga e aí pensamos: "Melhore dias virão!", mas esses dias nem chegam a aparecer sequer, bem podemos sonhar. 
Por falar em sonhos, só os conhecemos com o comando da televisão, onde somos persuadidos constantemente.

Poderíamos apelidar o sítio de onde vivemos de estranho, complexo, bizarro, mas continua a chamar-se Terra. Um planeta onde há sempre dois pesos e duas medidas. Talvez seja a altura certa de reflectir, abrir os olhos e pensar nas gerações futuras.

Sem mais de momento, despeço-me pedindo a cada um de vós que pense no que tem feito para que tudo isto mude.

2 comentários:

  1. Pena que este texto não seja de leitura obrigatória, para nos fazer acordar da ilusão que nos vendem nas tv's, para que possamos ver e mudar esta triste realidade em que estamos submersos...

    ResponderEliminar
  2. Concordo perfeitamente com o que disseste.

    ResponderEliminar