quarta-feira, 23 de janeiro de 2013

Humilde Existência

Serás tu a pessoa que sempre desejaste?
Ou limitas-te a ser quem és, ignorando as vozes silenciosas que há muito te pedem para mudar?

Acho que uma das melhores sensações que podemos ter, é a de termos a perfeita noção do que somos, do que crescemos e do que podemos mudar para o nosso bem e para o bem de quem connosco convive.

Cada um de nós devia ter um pouco de Blimunda, mas esse efeito mais aplicado sobre nós do que sobre os outros.
É como se fosse um espelho, mas onde os aspectos físicos não são tão valorizados. Pouca gente consegue ter esse reflexo, uns mais cedo, outros mais tarde.

Nunca serás um bom pai se não te souberes comportar enquanto filho. O piso que hoje calcas, coberto por restos de tabaco, drogas e álcool, é o piso que 'amanhã' um filho ou até um afilhado teu, vai começar a dar os primeiros passos. E se queres dar o exemplo, torna-te num antes.

Cuidado com os caminhos que escolhes e com os atalhos que descobres. 
Porque haverá sempre alguém a querer seguir-te e a seguir as tuas pegadas, bem como o rumo que deste à tua vida. E se tu cais agora, quem vem atrás poderá também cair no futuro.

O mal não está em cair, pois a vida é desequilibrada demais, está sim em não querer pôr de pé.
E errar é humano, sem dúvida, mas não querer aprender já é estupidez. E por achares que não tens "queda" para a escola, não tens de te atirar para o fundo do poço.

Voltando ao início, o problema está nas pessoas que nem a elas se conhecem, que nem a elas se conseguem controlar. O Mundo é único para ti, mas para o Mundo és apenas mais uma pessoa, como tantas outras. 
Serás um exemplo, uma excepção, uma incógnita ou uma desilusão?
Eis a questão.

E se os teus pais te dão tudo o que pedes, se nasceste com tudo na mão, menos educação.. a vida te dará uma chapada, cabe a ti depois acordar ou não.

Porque nada mais me intriga do que ver pais a darem o máximo do corpo, por um mísero ordenado mínimo, e os filhos não darem valor aos pais que têm em casa!
Que se esfolam todos os dias, mais que 8 horas, e que ainda ficam com noites em branco a contar os trocos para que não falte nada na mesa.

Darás tu valor aos super-heróis que tens em casa?
Aos pais mágicos que com pouco, fazem muito?
Tu pensa nisso.

Entrei na casa dos vinte há pouco, mas hoje sinto-me com mais dez em cima. Ainda não encontrei explicação para tal, nem sei se há, mas que se mantenha assim pelo menos.
Talvez esteja relacionado com aquilo que me rodeia, não sei.

Cresci num ambiente familiar muito bom, nunca me faltaram amigos, convívio, numa altura em que o ar que respirava era bem mais puro e humilde do que é agora.
Terei nascido na altura errada?
Ou tive uma educação como hoje há poucas?
Talvez vá mais para a 2ª hipótese.. e a prova disso é como me conheço nos dias de hoje.

Mas.. 20 anos, nunca fumei, não bebo.. se calhar estou mesmo na geração errada.
Quer dizer, nunca será um erro se aproveitares todos os lados bons que a vida te der, da melhor maneira possível.

Não tenho culpa de a um sábado à noite preferir uma noite de cinema ou um café apaixonado com a pessoa em questão, em vez de uma bebedeira numa discoteca como os demais da minha idade. 

Até porque o meu objectivo de vida está estabelecido: dar uma vida aos meus (futuros) filhos, melhor e se possível, do que a que os meus pais me deram.

A educação e os valores terão de ser essenciais, porque o exterior de uma pessoa até pode atrair, mas é o interior que vai conquistar, de forma alguma. Mais tarde ou mais cedo!

Preferias ter um Mercedes topo de gama sem motor à porta de casa, ou ter um Opel antigo que pudesses andar a qualquer altura? 
Que adianta teres a mulher mais bonita da tua zona, se nem mulher sabe ser?
Que adianta andares de fato e gravata todos os dias, se como pessoa vales zero?

Aquilo que és, define muito o mundo em que vives.
E se as coisas estão mal, não sejas mais um a pintar o céu de negro.
 
Ou para ti é indiferente, e só o ar que respiras é que importa? 

Porque haverá melhor sensação do que veres a pessoa que mais amas com aquele brilho nos olhos? E seres tu o motivo?

Sim, sou um jovem ainda, ansioso pelo futuro.
Por regressar do trabalho depois de mais um dia intenso e ter a companhia da pessoa que gosto. Sentindo o calor do abraço de um filho a dizer: "És o melhor pai do mundo!".
Tudo isto ao som da lenha que queima na lareira.. mágico.

Porque eu tenho o melhor pai do mundo. E onde quer que estejas, nada nos separa!
Obrigado por tudo, pela educação, pelo que sei e pelo que sou hoje. 
É tudo graças a ti, Super-Homem.

E se um dia, um filho meu disser de facto que sou o melhor pai do mundo, vou-lhe dizer que ele teve o melhor avô do mundo!

6 comentários:

  1. ...e eu tenho o melhor irmão do Mundo! X2

    ResponderEliminar
  2. É fantástica a maneira como falas, mereces tudo, de bom e do melhor, acredito que encontrarás a mãe prefeita para os teus filhos, tal como tu, será uma boa mãe.
    És mesmo incrível, quem ficar ao teu lado não se arrependerá nem por um segundo ter ficado, tenho a certeza que tens muito para ensinar e isso significa amar.
    A melhor presença do teu pai, és tu João.

    ResponderEliminar
  3. Obrigado por me fazeres chorar.. obrigado por seres como és e por te dares a conhecer como tal... até queria escrever mais alguma coisa, mas agora não consigo...

    ÉS UM ORGULHO

    ResponderEliminar
  4. Fogo és mesmo o maior EkoREI!!! Sempre manii*

    ResponderEliminar
  5. Fogo és mesmo grande mano!! EkoREI! Sempre*

    ResponderEliminar