terça-feira, 30 de abril de 2013

Carta de Saudade

Saudade é uma das coisas que aprendemos desde cedo.
Sem saber andar, sem saber falar ou até escrever, somos logo confrontados pelo seu efeito. Como uma criança acostumada ao seu brinquedo predilecto, e que após a sua ausência, começa a sentir a sua falta.

No entanto, o lado bom de sentirmos saudade de algo ou de alguém, é que a sua estadia na nossa vida foi importante. Independentemente de ser um objecto com ou sem valor, ou de ser uma pessoa que passou muito ou pouco tempo ao nosso lado.

Porque por norma ninguém sente saudades de coisas más ou de pessoas que causaram sofrimento. Por isso a saudade corresponde a algo que nos marcou de uma forma positiva (pelo menos no meu caso). A uma ausência notada que nos faz recuar no tempo e em lembranças que tendem em não desaparecer.

O pior de tudo, é que em alguns casos não passam de lembranças, de recordações armazenadas, que não trazem de volta a pessoa, o sentimento, o objecto em questão ou o momento vivido.

E por mais que o caminho da vida seja em frente, por vezes faz-nos bem olhar para trás, sem no entanto perder a noção do trajecto a seguir, pois é fácil cair e ficar desorientado. Quer seja para aprender com os erros cometidos anteriormente, quer seja para reviver momentos de felicidade outrora presenciados.

Esboçar um sorriso, deixar escorrer umas quantas lágrimas na esperança que lavem todo este sofrimento instalado, enquanto aqui te escrevo.. numa humilde vista para as estrelas, iluminado apenas pela luz da lua. 
À medida que palavras ganham vida neste caderno, mas que logo se tornam pouco legíveis pelo cair de gotas de choro, numa mistura de saudade, amor e de sal.

Porque todo o Homem chora, todo. 
E não é o facto de o admitir que o torna menos másculo.

Se hoje choro por ti, é por de facto sentir a tua falta.
E por entre todos os sentimentos, destaca-se a revolta, por já passarem todos estes meses e saber que a tua presença nunca mais volta.

Quero apenas seguir o teu exemplo.
Sempre sonhei, desde novo, em grande quantidade, em grande escala, na maior diversidade possível.
No entanto, entre sonhos que apareceram ou que desapareceram, entre sonhos inatingíveis e fúteis, ou entre outros mais alcançáveis e modestos, um novo sonho surgiu e assumiu total protagonismo na minha vida.

Não que seja novo, mas talvez tenha ganho mais ênfase nesta altura.

Seguir as tuas pisadas, a educação por ti dada, os conselhos e lições por ti ensinadas.
No fundo ser o filho que sempre desejaste ter, esforçar-me para que no futuro seja um bom pai como tu foste. 
Para que cá em casa não falte nada na mesa, nem nada no guarda-roupa para vestir.
Porque um simples pai é recordado e valorizado uma vez por ano, no Dia do Pai.. enquanto que alguém como tu é relembrado todos os dias, a toda a hora.

E no que depender de mim, farei de tudo, farei de tudo para..

Para que um dia, aí em cima, te enchas de orgulho, toques no braço de Deus e digas: "Vês? Este é o meu filho!".

Com saudade, 
Até sempre.

Do teu filho que te ama, 

João.

4 comentários:

  1. "Para que um dia, aí em cima, te enchas de orgulho, toques no braço de Deus e digas: "Vês? Este é o meu filho!"."
    Não é um dia, é todos os dias como sempre foi, o orgulho nunca poderá ser mais do que sempre foi e sempre será.. como sempre nos tocou a alma quando nos falava dos seus filhos... e ti.. de vós...
    É impressionante, é arrepiante ver como continua vivo, como vive em vós, como está constantemente presente em vós, nas vossas palavras, nos vossos actos, na vossas ideias... perdoa-me falar em vós e não só em ti, mas vejo e sinto efectivamente o teu pai sempre que estou contigo ou com o teu/nosso mano... Não procures o teu pai no céu, nem nas estrelas... Ele está em ti, no que te ensinou, nos valores que te incutiu, na pessoa magnífica que és e que ele sempre foi.. e, graças a vocês, sempre será...
    Um grande, mas mesmo MUITO GRANDE ABRAÇO mano do meu mano... meu grande AMIGO.

    ResponderEliminar
  2. adoro <3 há certos textos que tocam de forma especial em quem os consegue ler com a alma, e quem os sente na própria pele. Um abraço, e que a saudade seja um sinal de que ainda nos recordamos daqueles que partiram com um sorriso, e com boas memórias.

    ResponderEliminar
  3. Ao ler este texto, não consegui conter algumas lágrimas...
    Revejo-me tanto nestas tuas palavras. A saudade que se sente, a falta que faz! Meu Deus...
    Perdi o meu pai já faz 9 anos e a cada dia que passa, recordo o seu sorriso, o seu forte abraço e sempre com a pergunta: "Porque na altura que mais precisava de ti?". Mas é com todos os exemplos que ele me deu, que eu tenho seguido a minha vida em frente e com toda a educação, tornei-me a mulher que sou hoje. :)
    Muita força João, e conta aqui com mais uma seguidora assídua destas tuas palavras! :)
    Beijinho,
    Susana Alcobia.

    ResponderEliminar
  4. Que grande orgulho que ele sente neste momento nos filhos que tem, ele está sempre convosco mesmo que invisível, a sua energia sente-se em tudo que vocês são, e eu sinto um grande orgulho em vos ter como sobrinhos um grande abraço, e parabéns cunhado e amigo.

    ResponderEliminar